sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Projeto "Sopros de Memória"


Projeto Sopros de Memória resgata a história de Ilha Solteira


Elaborado pela Fundação Cultural em parceria com o setor de Turismo e Cultura, o projeto Sopros de Memória objetiva resgatar a trajetória histórica da Estância Turística de Ilha Solteira: “A realização do projeto parte do resgate, valorização e preservação das pessoas e sociedade através da memória de nosso município”, afirma Fabiana Alves uma das idealizadoras do projeto.

Após reuniões, em que foram discutidas quais vertentes culturais o projeto podia abraçar como fotografia, vídeo, música, ou simplesmente TIC (Tecnologia da Comunicação), fora lançada a idéia inicial: o audiovisual, na qual a base seria a produção de um vídeo documentário.

Depois de determinado qual seria o trabalho piloto a ser realizado pelo projeto, e qual seria o público alvo, no caso os jovens, a escola Euclides da Cunha demonstrou interesse e selecionou 15 alunos para participarem de uma oficina de vídeo documentário ministrada por Edilene Spitaletti, aluna do quarto ano de jornalismo. A oficina deu início no dia 22 de outubro e será finalizada no dia 26 deste mês, tendo como produto final um vídeo documentário sobre a história da usina de Ilha Solteira (CESP), tema escolhido pelos próprios alunos.

O projeto pretende realizar outras oficinas e trabalhos abertos a comunidade no próximo ano: “O projeto é maior, ele vai se expandir. Ilha Solteira possui a história oficial, agora vamos atrás da cultura popular que é tão importante quanto”, afirma Fabiana.

O vídeo documentário produzido pelos alunos da escola Euclides da Cunha será exibido para toda a comunidade, a data ainda não está prevista.


Por: Edilene Spitaletti



Nenhum comentário:

Postar um comentário